SVA

quarta-feira, 20 de março de 2019

COM NOVO PLANO BRILHANTE LAVA JATO ENFRENTA DECISÃO DO STF

O primeiro, relata a Folha, será de responsabilidade da Secretaria de Segurança do tribunal e investigará sinais de manipulação de imagens e adulteração de vídeos.

Procuradores vão mudar a estratégia de investigação da Lava Jato para evitar que a decisão do Supremo Tribunal Federal de mandar crimes que tenham ligação com caixa dois para a Justiça Eleitoral prejudique o combate à corrução.
Há no Supremo uma corrente que considera que a decisão não vai anular casos já julgados.
E que investigações que inicialmente tenham crimes conexos ao caixa dois podem retornar à Justiça Federal.
Um exemplo de que a Justiça Federal pode continuar com o caso é um inquérito do ex-ministro e prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva.
No ano passado, o ministro Luiz Edson Fachin mandou o processo para a Justiça Federal.
Diante de questionamento da defesa em razão com crimes conexos à suspeita de caixa dois, Fachin remeteu tudo para a Justiça Eleitoral, respeitando entendimento da Segunda Turma do Supremo.
Mas a Justiça Eleitoral não viu crime eleitoral e devolveu o processo para a Justiça Federal.
A defesa de Edinho Silva recorreu a Fachin dizendo que a decisão do Supremo estava sendo desrespeitada.
Fachin negou o pedido. A decisão do Supremo pode ter repercussão direta sobre ao menos quatro inquéritos relacionados à Operação Lava Jato que estavam no Supremo.
São dois inquéritos do ex-ministro Gilberto Kassab, do PSD, um do ex-senador Lindbergh Farias, do PT, e um do ex-deputado federal Betinho Gomes, do PSDB, que foram remetidos para a Justiça Federal por ministros do STF e que podem, agora, ser reenviados à Justiça Eleitoral.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que vai mudar a forma de atuação do Ministério Público por causa da decisão do Supremo. Um dos caminhos em estudo é priorizar o pedido de abertura de inquéritos por corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes sobre o de caixa dois, o que remeteria os casos para a Justiça comum.
“O principal posicionamento é de respeito à decisão do Supremo.
A partir de agora nós vamos redefinir a estratégia institucional e tomar as providências necessárias pra manter o foco que é de combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado.
Não recuaremos disso”, declarou. Parlamentares de vários partidos defenderam a aprovação do projeto de lei apresentado no mês passado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, para remeter à Justiça comum crimes relacionados ao caixa dois.
O presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção pede urgência para o debate do assunto no Congresso. “Considero a decisão do STF ontem absolutamente lamentável.
Ela compromete muito a janela que nós temos de combate à corrupção especialmente nos casos que desdobraram-se da Lava Jato.
Por isso, eu entendo que a competência para julgar os casos de caixa dois devem retornar, permanecer na Justiça Federal”, declarou Roberto de Lucena.
O coordenador da Lava Jato em Curitiba, procurador Deltan Dallagnol, disse que os cinco anos de investigação da Lava Jato mostraram que a corrupção está relacionada a crimes de caixa dois. “E esse é o esquema básico que a gente identificou na Lava Jato: a corrupção, a venda dos contratos da Petrobras era feita para arrecadar propina, que tinha dois destinos: o bolso dos envolvidos e o financiamento de campanhas eleitorais.
Ou seja, em geral a corrupção do caso Lava Jato está relacionada a crimes de caixa dois. E se nós fôssemos seguir à risca essa decisão grande parte dos casos poderá ser deslocado para a Justiça Eleitoral”, declarou. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) afirmou que a decisão do Supremo compromete a eficiência do combate à corrupção.
Fonte: newsatual.com.br

9 comentários:

  1. Na venezuela o representante do comunismo é Maduro e no Brasil o STF

    ResponderExcluir
  2. É uma verdadeira vergonha esse STF, estao achando que vão viver de propinas igual na época do Luladrão...

    ResponderExcluir
  3. com certeza STF podia ir pra venezuela poque eles são do maduro gente sem futuro são a favou dos bandido que nojo neh te esta gente aqui comunista urubus de canise isto e um vergonha

    ResponderExcluir
  4. Tem que tirar esses corruptos do STF e colocar gente com ficha limpa.

    ResponderExcluir
  5. O CURIOSO Q NAO VEMOS UMA NOTICIA POSITIVA VINDO DESSES URUBUS D TOGA,P QUE ESSA GENTE EXISTE?E UM PESO ENORME P OS COFRES PUBLICOS,E P NOSSO BOLSO, Q SOMOS OBRIGADOS A MANTER ESSA MORDOMIA DESSES ESGOTOS D BRASILIA,ENQUANTO NOS POBRES SOMOS OBRIGADOS A VIVER, COM UM SALARIO D FOME D 998.000 REAIS.ENQUANTO Q ELES TEM UM GORDO SALARIO D 39.000,+BENECIAS ATE P FUNERAL+JATINHOS P IR P EUROPA, ENQUANTO MAIORIA DO POBRE PASSA FOME, SEM EMPREGO,CATANDO LATINHAS P SOBREVIVER,SO COMENDO UMA VEZ P DIA.ISSO NUNCA VAI ACABAR?TENHO REVOLTA SO D VER ESSES DEMONIOS N TV, NOJO, ASCO,+AINDA 5 CARROS D LUXO P ESSA VERGONHA NACIONAL ,ANDAR E SUAS MADAMES IR AOS SHOPING GASTAR EM JOIAS, ENQUANTO O POVO VIVE D ESMOLA D GOVERNO C 998.000 REAIS.VOU PARAR, PORQ SO D IMAGINAR , TANTA DESCALABRIO DESSA LEI ,Q SUSTENTA CORRUPTOS, E A LEI FOI FEITA POR ELES, COMO TODOS SABEM.QUERO MAIS DIGNIDADE P POVO, MENOS MORDOMIAS P O POVO D PLANALTO, CONGRESSO, CAMARA, E TODA CORJA Q VIVE D SANGUE D POVO.!!!🤬🤬🧐🤬😷😷🤬🤬🤬🤬🤡🤡🤡🤡🤡🤬🤬🤬

    ResponderExcluir
  6. Já pensou se STE começa se sentir desvalorizado e faça rigor nos julgamentos dos corruptos. No Brasil tudo pode acontecer. O STF de cara grande kkkk

    ResponderExcluir
  7. Eles precisam entender que a festa acabou.

    ResponderExcluir
  8. E as forças armadas Bolsonaro Mourão os generais Sérgio Moro MPF PF e quem de direito e respeite vão fazer o que para impedir o avanço desta quadrilha/facção implantado dentro da suprema corte, com a cobertura envolvimento e conivência dos presidentes do Senado e da Câmara federal, em pró da bandidagem do crime organizado e do colarinho branco hein?

    ResponderExcluir
  9. O STF tem que entender que a lava jato e combate à corrupção tem que continuar e que o STF tem que respeitar as decisões principalmente a decisão do povo que quer a continuação da lava jato

    ResponderExcluir